Belo Horizonte dá mais um passo para se tornar uma cidade cicloviável. Desde o dia 1 de maio está liberado o acesso de bicicletas aos vagões do metrô. Tal medida visa incentivar o uso da bicicleta em médios e longos deslocamentos.
Mas para usufruir de tal benefício o ciclista precisa estar atento a algumas regras: O horário liberado de segunda a sexta-feira é à partir das 20:30, enquanto que aos sábados a partir das 14 e domingos e feriados seguindo o horário de funcionamento do metrô.
Deve se embarcar a bike somente no primeiro vagão com a limitação de 4 ciclistas por viagem.
De acordo com a Abraciclo ( Associação brasileira dos fabricantes de motocicletas, bicicletas e similares) estima que mais de 24 milhões de pessoas pedalam todos os dias, e que metade deste montante usam a bicicleta como o principal meio de transporte.
Todos os anos, grandes capitais promovem o teste Intermodal, que consiste em cruzar a cidade em horário de pico com diversos meios de transporte. Nesses casos já foi comprovado a eficácia da bicicleta em trechos de curta e média distância. Sendo imbatível em percursos de até 8 quilômetros .
A união bicicleta e metrô é um avanço quando falamos em mobilidade urbana. Dois meios de transporte extremamente eficazes em uma selva de pedras onde a cultura do uso excessivo do carro parece imutável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário