quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ciclovias o caminho para o transporte do futuro.

Por Max Fagundes

Uma das maiores dificuldades do crescimento urbano está relacionado diretamente com a mobilidade. Pessoas têm que deslocar todos os dias para diversos pontos. E a rede viária já não suporta a quantidade de veículos motorizados que são inseridos nas nossas ruas anualmente.

É pensando nisso que a Prefeitura de Belo Horizonte deu início a um programa que visa a construção de diversas ciclovias, interligando vários pontos da capital.

A primeira parte da obra já começou, é a ciclovia da Savassi que está sendo construída na Avenida professor Morais e terá 2,4 km de extensão.

Belo Horizonte conta atualmente com 17 quilometrôs de ciclovias dos quais 11 estão localizados na orla da lagoa da Pampulha. Até o final do programa serão construídos 365 km que promete interligar toda à cidade. Se todas as promessas forem cumpridas BH se tornará a cidade com o maior complexo cicloviário do Brasil.

Atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor de bicicletas do planeta. E justamente na região sudeste, a que mais sofre com relação à mobilidade urbana, é dona da maior frota de bicicletas, cerca de 28 milhões.

Dar ao ciclista estrutura para usar sua bicicleta é tirar cada vez mais carros das ruas, melhorando o trânsito e contribuindo para garantir o direito de todos de ir e vir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário