“A música sempre me motivou” é com essa frase que o aluno do curso de jornalismo Neilor Araujo, 29, justifica a escolha do tema do seu trabalho final de graduação.
Com previsão de término para o segundo semestre de 2011, Neilor que até o ano passado estava em dúvida sobre qual tema gostaria de pesquisar, se viu em dúvida por dois assuntos apaixonantes: educação e música.
Após uma primeira avaliação do orientador Gilvan Araújo, Neilor viu que apostar na música seria o caminho para a satisfação plena em um trabalho que misturava arte e jornalismo impresso.
O gênero clássico foi o escolhido, por Beethoven, seu preferido e principalmente pela falta de espaço enfrentado na mídia atual.
“Uma música que ultrapassou séculos merecia maior destaque nas mídias especializadas” disse.
Com ajuda do amigo Max Fagundes eles estão no meio da pesquisa quantitativa, que vai revelar se realmente a música clássida está esquecida pela imprensa mineira. Já foram lidos mais de 300 exemplares de jornais e 1500 matérias analisadas. “ Esta pesquisa vai até meados de março quando partiremos para a discussão teórica.”
Neilor afirma que não procura uma resposta definitiva da questão da diminuição da cobertura do gênero, mas afirma que gostaria de descobrir quando ocorreu o desinteresse.
Certo é, que o trabalho caminha dentro do cronograma previsto e orientados na segunda fase pela professora Adriana Araujo que mostrou empolgação ao ser designada para acompanhar os alunos.
“Amo a música e amo jornal impresso, com essa combinação tenho certeza que esta monografia será bem feita.” Finalizou
Quem são os grandes compositores
Saiba mais sobre música clássica
Quem são os grandes compositores
Saiba mais sobre música clássica
Veja abaixo trecho do filme "Minha amada imortal" que mostra a clássica nona sinfonia de Beethoven.